Projeto mapeia iniciativas de economia solidária em agroecologia
O projeto AgroEcos está mapeando iniciativas no âmbito da economia solidária que facilitem a comunicação entre o consumidor e o produtor rural durante o período da pandemia da Covid-19. O projeto, que reúne pesquisadores da Unesp, da Open University (Reino Unido) e da Comunidad de Estudios Jaina (Bolívia), tem como um de seus objetivos identificar e fortalecer as capacidades da comunidade para uma economia solidária baseada na agroecologia.
No Brasil, o AgroEcos atua principalmente nos territórios da Baixada Santista e da região da Costa Verde, que engloba o litoral sul fluminense e litoral norte de São Paulo. Na Bolívia, o projeto atua no território do Valle Central. Para conhecer melhor o projeto, acesse o site.
Iniciativas
No município de Mongaguá, na Baixada Santista, por exemplo, o site do AgroEcos deu visibilidade a uma rede de produtores locais que divulgam seus produtos e contatos para os consumidores da cidade. Iniciativa semelhante foi divulgada em relação à algumas comunidades tradicionais nos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, que estão recolhendo doações de mantimentos e dinheiro. Em Peruíbe, outra rede solidária disponibilizou o contato de mais de 50 produtores, artesãos e prestadores de serviço. Na região do Valle Central, na Bolívia, iniciativas parecidas também foram mapeadas e divulgadas no site do projeto.
A página do projeto abre espaço para a divulgação de outras iniciativas semelhantes e pede para interessados entrarem em contato por meio deste link.
A divulgação das iniciativas está em linha com a proposta da economia solidária, que estimula a interdependência entre as atividades econômicas no intuito de assegurar a sobrevivência e bem estar dos trabalhadores, promovendo relações de cooperação que melhoram as capacidades coletivas e constrói circuitos curtos que aproximam os produtores dos consumidores.
O projeto AgroEcos tem apoio do Reino Unido por meio do Arts & Humanities Research Council (AHRC) e do Global Challenges Research Fund (GCRF) e a parceria do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) e do seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL), ambos da Unesp.
A Assessoria de Relações Externas (AREX) da Unesp colabora com a gestão administrativa e financeira do projeto, além de atuar na comunicação com o parceiro britânico na negociação dos acordos, repasses de recursos internacionais e prestação de contas.
Por Ciclovivo
0 Comentários