Como eliminar mofo em casa usando produtos naturais
Basta um lugar úmido e quente para que o mofo comece a crescer em algum canto da casa. Mais comuns no banheiro e cozinha, justamente por conta da parte hidráulica desses cômodos, deixar o mofo sem tratamento pode levar ao agravamento de doenças respiratórias, bem como ao agravamento da asma e alergias.
A melhor forma de evitar, é com limpeza frequente, bem como garantir uma boa ventilação em toda a casa. Mesmo assim, o mofo pode ser sorrateiro e começar a se desenvolver. Por isso, trouxemos dicas para eliminar esse mofo que pode se tornar uma grande dor de cabeça, veja a seguir:
Água Oxigenada
A água oxigenada, também tratada como peróxido de hidrogênio, é uma solução antifúngica, antiviral e antibacteriana encontrada na maioria dos armários de remédios e é um tratamento eficaz para fungos. Você pode usá-lo com segurança em uma variedade de superfícies, como eletrodomésticos e balcões de cozinha, louças e banheiras de banheiro, piso duro e até mesmo em certas superfícies de parede.
Despeje uma concentração de 3% de peróxido de hidrogênio em um borrifador. Teste primeiro uma área imperceptível das superfícies para evitar descoloração ou danos. Sature a superfície mofada e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, esfregue a área com força suficiente para remover mofo e manchas de mofo. Assim que a superfície estiver livre de mofo e manchas residuais, seque.
Vinagre
O vinagre branco é um produto levemente ácido que limpa, desodoriza e desinfeta. Ele também pode matar 82% das espécies de fungos , incluindo o bolor negro, em superfícies porosas e não porosas. Você pode usá-lo com segurança na maioria das superfícies e seu odor desagradável desaparece rapidamente.
Despeje vinagre branco não diluído em um borrifador. Como o vinagre branco contém apenas cerca de 20% de ácido acético, a adição de água o torna menos eficaz. Borrife o vinagre na superfície mofada e deixe por uma hora. Finalmente, limpe a área com água e deixe a superfície secar. Qualquer cheiro do vinagre deve desaparecer em algumas horas.
Bicarbonato de sódio
Desde a absorção de odores na geladeira até o alívio da azia, o bicarbonato de sódio tem muitos usos pela casa – incluindo a remoção de mofo. É seguro para a sua família e animais de estimação e não apenas mata o fungo, como também absorve a umidade que o atrai.
Adicione um quarto de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a um borrifador de água e agite até que se dissolva. Borrife a área mofada com a solução de bicarbonato de sódio e água e, em seguida, use uma escova para remover o mofo da superfície. Em seguida, enxágue a superfície com água para remover qualquer resíduo e bicarbonato de sódio. Por fim, borrife a área novamente e deixe a superfície secar sem esfregar. Isso matará qualquer mofo restante e ajudará a evitar que ele retorne.
Para uma remoção realmente difícil do fungo, misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe a mistura generosamente na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são muito comuns na aromaterapia, mas esses compostos naturais podem fazer muito mais. O óleo de Melaleuca é um repelente de insetos, anti-séptico e desodorizante – e é um dos métodos mais seguros para se livrar do mofo preto. O óleo da árvore do chá é um fungicida natural que limpa o mofo rapidamente e ajuda a evitar que os esporos do mofo voltem.
Combine uma colher de chá de óleo de Melaleuca com uma xícara de água em um borrifador e agite vigorosamente para misturar a água e o óleo. Borrife a área mofada, deixe secar por uma hora e depois limpe com um pano de microfibra ou toalha seca. Certifique-se de usar luvas de proteção, porque para algumas pessoas os óleos essenciais podem irritar a pele.
Limão
Limões são um desodorizante natural, anti-séptico, alvejante, removedor de manchas e limpador – e também podem remover o mofo. A alta concentração de ácido nos limões quebra o bolor, tornando-o fácil de remover e deixando uma superfície desinfetada. Junto com aquele maravilhoso aroma cítrico!
Faça o suco de três a cinco limões em uma xícara e despeje sobre a área mofada. Deixe descansar por cinco minutos e, em seguida, limpe a superfície com uma toalha úmida. Você pode reaplicar e esfregar a superfície para se livrar de manchas de mofo difíceis.
É importante ressaltar que essas medidas são recomendadas para pequenas manchas de mofo, quando a área tomada pelo fungo for muito grande, a sugestão é que você busque um profissional para lidar com a situação.
Por Ciclovivo
0 Comentários