• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Eixo cicloviário poderia conectar as 4 zonas de São Paulo

Com informações de Thomas C. Wang | Bike Zona Sul

Em maio de 2021, quatro coletivos de ciclistas apresentaram uma proposta para Secretaria de Mobilidade e Transportes do Município de São Paulo que pode conectar as 4 zonas da cidades por meio de um grande eixo cicloviário, que ainda daria acesso a Guarulhos, a Rota Márcia Prado, que liga São Paulo a Santos.

Os coletivos Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste, Bike Zona Leste e Bike Zona Norte defendem que dentro do município, as conectar todas as 32 Subprefeituras sejam interligadas, sobretudo as periferias da cidade.

No Município de São Paulo, a ideia é estender a Ciclovia Rio Pinheiros em suas duas pontas, cobrindo 61,5km entre as zonas Sul, Oeste, Norte e Leste. Dessa forma, a Zona Norte ganharia uma ciclovia na margem do Rio Tietê, que iria até a ciclovia existente no Parque Ecológico do Tietê e, a partir dela, até o Aeroporto de Guarulhos.

ciclovia São Paulo
Foto: Governo de São Paulo

Já na Zona Sul esse eixo cicloviário ajudaria a conectar o Extremo Sul, passando por Cidade Dutra e Grajaú. Essa conexão já está prevista no Plano Cicloviário, porém só seria feita em 2028.

Trajeto proposto para a Ciclovia Rio Tietê, conectando as zonas Sul, Oeste, Norte e Leste pela Ciclovia Rio Pinheiros e Parque Ecológico do Tietê.

O eixo também faria a ligação das diferentes regiões da cidade de São Paulo com o Aeroporto de Guarulhos e com a Rota Cicloturística Márcia Prado, que liga São Paulo a Santos, totalizando cerca de 146km, sendo a maior parte do trajeto sem conflito com automóveis.

Em seu site, o Coletivo Bike Zona Sul fala sobre os benefícios que este novo eixo traria como a ligação do planalto com a baixada, conectando várias cidades vizinhas e beneficiando milhões de pessoas que poderiam pedalar em segurança, seja como meio de transporte, de lazer, para cicloturismo ou esporte.

Ainda segundo o coletivo, o eixo cicloviário beneficiaria ciclistas, moradores de bairros próximos, comerciantes e permitiria o desenvolvimento social, esportivo e econômico de várias regiões por onde o eixo cicloviário passe.

ciclovia São Paulo
Trajeto proposto desde o Aeroporto de Guarulhos até o mar de Santos. Foto: Bike Zona Sula

Por Ciclovivo

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

 

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino


Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino