• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Triciclo elétrico de bambu é projetado no Nepal

Veículos diversos disputam as ruas de Katmandu, a capital do Nepal, e um triciclo elétrico feito com bambu surge como mais uma alternativa de transporte. Pequeno, mas com capacidade para acomodar até dois passageiros, foi projetado para reduzir o congestionamento nas ruas da cidade.

A ideia do modelo veio do professor, da Universidade do Kansas, e também designer Lance Gordon Rake. Ele já projetou diversos modelos de bicicleta usando bambu, além de um skate e uma prancha de Stand Up Paddle. Para este projeto, batizado de Habre eco bike, foi projetada uma bicicleta elétrica de carga que pode servir tanto para os entregadores como para o turismo. Neste último caso, para transportar passageiros em pontos importantes de Katmandu.

O professor teve a parceria de Nripal Adhikari, arquiteto e fundador da empresa local Abari: especializada em construção com bambu e terra. Trabalhou também com estudantes e professores da Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (na Austrália) e da Universidade de Katmandu. Assim pôde projetar, criar protótipos e finalmente testar seu produto.

Além das parcerias acadêmicas, o projeto contou com a habilidade de artesãos locais que, usando o bambu disponível localmente, tirou o triciclo do papel e transformou em realidade. Como nem todas as ruas da cidade são pavimentadas, o veículo deveria suportar tanto o intenso tráfego urbano como paisagens rurais. O resultado é uma bike motorizada, resistente, com suspensão e armações de bambu que não emite poluentes.

Por Ciclovivo

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

 

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino


Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino