• SIGA O JUSCELINO NAS REDES

Lituânia lança ônibus elétrico com carroçaria de garrafa PET reciclada

Um veículo ultraleve, feito com plástico reciclado e que não emite poluentes. Este é o Dancer, modelo desenvolvido pelo grupo de empresas “Vejo projektai” da Lituânia. O país recentemente foi notícia no CicloVivo por seu sistema de coleta de garrafas PET.

De acordo com o site Sustainable Bus, este é o primeiro ônibus elétrico fabricado na Lituânia. E ele já se destaca pelo seu tempo de carregamento super rápido: apenas 6 minutos. Equipado com uma bateria de 60 kWh, seu consumo energético é de cerca de 1 kWh/km. Além disso, a energia para recarga é proveniente de parques eólicos.

Outro diferencial está na carroceria, que é composta por uma estrutura modular fabricada com uso significativo de plástico PET reciclado. O material foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Klaipėda, a maior universidade do país.

Super leve, o Dancer é 20 a 30% mais leve do que os concorrentes do mesmo tamanho – segundo os engenheiros responsáveis. Também causa menos vibração e é mais silencioso. Tais características proporcionam mais conforto aos passageiros.

Inspirado no design do iate, o ônibus possui laterais curvas que proporcionam manobrabilidade extra. Internamente o ônibus é espaçoso, possui 32 assentos e janelas amplas.

O veículo ainda é super tecnológico, sendo equipado com câmeras retrovisores, visão noturna infravermelha de 360 ​​graus, uma rampa automática para usuários com deficiência e conexão totalmente automatizada à estação de carregamento. Há conectividade para os passageiros via WiFi ou USB. Além disso, há telas traseiras, que aumenta a visibilidade de outros condutores e ainda pode ser usado para fins informativos ou publicitários.

Não à toa, o modelo venceu a premiação A ‘Design Award & Competition na categoria Design de Veículos, Mobilidade e Transporte.

Por Ciclovivo

YOU MIGHT ALSO LIKE

0 Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

 

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino

Inscreva-se

Receba as últimas notícias do Blog do Juscelino